FERA, você tem um valor na fatura, e tem varias movimentações no financeiro, e se pega perguntando quais números somados totalizam X (um valor específico no caso)? É como procurar agulhas em um palheiro, mas com o Solver do Excel, você tem um grande ímã, que descobre facilmente onde as agulhas estão.
Nesta aula vou te mostrar uma técnica que usei pela primeira vez em 2010, quando trabalhava como auditor, para descobrir quais títulos financeiros faziam parte de uma baixa no banco. E adivinha… deu super certo!
O Que é o Solver?
O Solver é uma ferramenta poderosa disponível no Excel que é usada para encontrar o melhor valor possível (máximo, mínimo ou específico) para uma fórmula em uma célula, alterando até 200 outras células. É como ter um gênio da matemática dentro do seu computador, pronto para resolver os problemas mais complexos.
Imagine que você está tentando encaixar móveis em um quarto. Você tem várias opções de tamanho e forma, e quer encontrar a melhor combinação para maximizar o espaço. O Solver é como um designer de interiores virtual que experimenta todas as combinações possíveis e encontra a melhor para você.
O nome “Solver” vem do inglês “to solve”, que significa resolver. E é exatamente isso que ele faz: resolve problemas. Mas não é qualquer tipo de problema. Estamos falando de problemas de otimização e programação linear, coisas que fariam até mesmo um matemático coçar a cabeça.
O Solver é como um detetive particular para números. Ele examina todas as pistas (restrições), segue todas as regras (equações) e encontra a melhor solução possível. Ele pode trabalhar com restrições de igualdade, desigualdade e até mesmo restrições binárias (como 0 ou 1).
Preparando o Terreno
Antes de soltar o cão farejador, precisamos preparar o terreno.
Mas atenção, FERA, aqui está uma dica importante: Tamanho da Amostra!
O Solver suporta até 200 variáveis, mas quão menor a amostra, mais rápido é o resultado. Quão maior, pode levar dias para calcular.
Imagine só que você tem uma lâmpada que só liga quando tem 3 interruptores ligados, e você tem que fazer a combinação exata (os 3 ligados) para que a lâmpada ligue.
Mas agora, imagine que aumentemos para 4, 5..10 interruptores
Sacou o problema?
Agora sim, bora preparar o terreno:
- Liste os Números: Coloque todos os números da sua lista em uma coluna. Lembre-se, menos é mais (rápido)!
- Adicione uma Coluna de Variáveis: Essa coluna dirá ao Solver quais números usar (1) e quais ignorar (0).
- Crie uma coluna com resultado: Multiplique a coluna A pela coluna B.
- Crie uma soma da coluna c: Parece ridículo, pois a soma de zeros totaliza zero, mas depois quando o SOLVER trabalhar, você vai ver a mágica.
Coloquei uns números aleatórios, e minha planilha de teste ficou assim:
Agora, o solver vai pegar essa coluna B, e ficar alterando esses zeros, até que a soma totalize o valor que você almeja.
Quer ver como? continue lendo!
Chamando o Solver
Se você nunca usou o SOLVER, é bom checar se ele está habilitado em sua máquina, e para isso, vá nas Opções do Excel e identifique a seção de Suplementos, e depois gerencie os Suplementos do Excel, e clique em ir.
Agora que tudo está pronto, é hora de chamar o Solver:
- Vá para a Guia Dados: Clique em “Solver”.
- Defina o Objetivo: Supondo que você esteja buscando as células que somadas totalizem 22, selecione a célula com a equação e defina-a igual ao valor 22.
- Inclua as região de células que vão alterar: Selecione as células variáveis, que o SOLVER vai ficar alterando entre 0 e 1.
- Adicione as restrições: Você agora vai dizer que aquelas células vão receber dados “0/1”. Eu sei que parece redundante, mas, faz mais sentido para cenários mais complexos.
- Selecione o Modelo de Machine Learning: Escolha um dos modelos de inteligência artificial que vão criar estratégias diferentes para resolver o seu problema.
- Pronto! Ele vai te mostrar quem são os indivíduos
Mas veja só o problema
Percebeu que “propositalmente” tem outra combinação de valores que a soma totaliza 22? não percebeu? olha só!
Se existirem mais combinações, você terá que ir “retirando” valores, e refazendo o procedimento.
Conseguiu Replicar?
Fica tranquilo fera, pois tenho uma aula aberta no Youtube que mostra isso.
Ela é um pouco antiga, e mostra um JOVIANO novato na arte de fazer vídeos, mas, o resultado dela é super da hora!
Clique Aqui e assista!
Achou que eu já tinha finalizado? na na ni na não!
Fera, eu gosto tanto desse tema, que quero te recomendar mais dois conteúdos.
O primeiro deles é um pouco mais simples que o que fizemos nesse post, mas vai te ajudar a não passar calor naquela reunião com seu chefe, onde ele pergunta “qual preço tenho que fazer para me sobrar % de margem”.
Já passou por isso? eu SIM! e te trago uma aula sobre esse assunto.
E tem mais!
Uma segunda aula, ainda mais completa, que eu falei sobre essa reunião com meu chefe, explicando com mais detalhes esse video rápido que te mostrei acima.
Concluindo
E aí está, FERA! Você acaba de resolver um dos enigmas mais intrigantes do Excel. Com o Solver, você transformou horas de trabalho e stress, e um “passeio” (como eu digo aqui à minha equipe).
Um analista de negócio tem que buscar conhecer várias ferramentas para auxiliar o seu dia a dia, resolvendo casos como esse, e sobrando mais tempo para o que realmente importa: PENSAR!
Eu quero te ajudar nessa trajetória, te ensinando o Turbo do Excel (o Power Query), conexão com banco de dados (SQL), culminando em relatórios no Power BI. Ah claro, e também quero te ensinar Inteligência Artificial e Automações usando Python.
Te vejo no outro lado!