Joviano

Bem vindo ao

Blog do Jovi!

O blog do Jovi tem como objetivo ajudar você com suas dúvidas, além de expandir seu conhecimento através da informação.

O que é o Power Query?


A Microsoft vem evoluindo suas ferramentas ao longo dos anos trazendo sempre novidades com foco em aumento de produtividade e autonomia de seus usuários. Essas novidades, como o Power Query (por exemplo), permitem usuários não programadores, criar as famosas “planilhas da NASA” com poucos cliques e/ou comandos.

A tríade de ferramentas, que já vem instaladas no Excel, que vêm ganhando espaço nas planilhas da galera é composta por:

  • Power Pivot;
  • Power View; e
  • Power Query (objeto desse post)

Com essas ferramentas, aquele afirmação de que “não é possível calcular mais de 1 milhão de linhas” passou a não ser mais verdade.

E mais, não existe mais aquela necessidade de “pedir para o carinha fera do Excel” montar uma MACRO em VBA, para converter aquele arquivos txt (ou csv) que você recebe mensalmente, e precisa conferir e confrontar com outro relatório.

Com o Power Query, você programa uma vez só isso tudo, e todo mês basta clicar em Atualizar Tudo.

O que exatamente o Power Query faz?


É uma ferramenta capaz de pegar dados de alguma fonte, seja ela txt-csv-pdf e até mesmo banco de dados, efetuar uma série de tratamentos nestes dados, criando uma tabela, que você pode simplesmente carregar para o Excel ou seu modelo de Power BI.

O mais interessante é que você pode começar na ferramenta apenas com os cliques do mouse, diferentemente do VBA, que exige uma lógica apurada e muitas linhas de código digitadas.

Imagine que você trabalha no departamento contábil, custos, pcp ou controladoria e se depara com um relatório de estoques zoneado como esse aqui:

Relatório de Registro de Inventário; Quantidade de produtos em estoque


ou você trabalha no departamento financeiro, e tem um relatório parecido com esse:

Relatório Financeiro de Contas a Pagar

E com alguns cliques, você consegue fazer um tratamento nesses dados (limpeza), resultando em uma tabela com cada informação em uma coluna, capaz de usar, por exemplo, numa tabela dinâmica. Como essa que a seguir:

Tabela carregada no Power BI

Faça um exercício, e pare pra pensar no trabalho que daria fazer essa conversão com aquele famoso “texto para colunas”, e pior, no próximo mês, quando fosse necessitar dos dados atualizados, teria que fazer tudo novamente.

Quando você cria um tratamento de dados como esse, você está criando, ao toque do mouse, um conjunto de regras, e quando virar o mês, trocar o arquivo base (Fonte), clicar em atualizar, e todos aqueles comandos se aplicam.

Mas ele está no Excel? Me explica melhor isso!


Eu conheci o Power Query através do Power BI, mas a verdadeira revolução aconteceu quando eu vi que ele estava presente no meu Excel, lá no ano de 2016.

Você pode acessar o programa através da guia dados, como na imagem a seguir:

Abrir o Power Query pelo Excel

Para versões anteriores a 2016 (limitadas a 2010), há necessidade de instalar o Power Query como suplemento, e você pode obtê-lo clicando aqui.

Então seu acesso nesse caso se dará através de uma guia exclusiva, denominada POWER QUERY (do ladinho de Dados, Exibir…)

Quer continuar aprendendo?


CLICANDO AQUI você terá acesso a um curso GRATUITO de Power Query, com duração de 2 horas, aonde te mostro como utilizar o Power Query em 5 CASES (reais).

Mas se você já deseja virar um especialista em tratamento de dados, seguindo uma trilha de aprendizado, e nunca mais passar calor ao ter que converter um relatório, e confrontar com outro, inclusive, conectando direto no Banco de Dados, te convido a fazer parte da FORMAÇÃO POWER QUERY 2.0.

É um pacote de 16 cursos que totalizam aproximadamente 400 horas (em 2023) que vai pegar você que é “basicão” em Excel e transformar em um Mestre Jedi do tratamento de dados.


Por hoje é isso pessoal,
Forte abraço e bora tomar aquele café ☕

4 Comentários

  • O power query e uma ferramenta sensacional, muito versátil e, na minha opinião, uma curva de aprendizado relativamente menor se a gente a outras “linguagens”

    Aprendi muito com os cursos do jovi, determinadas atividades que levava horas, no power query consigo fazer rapidamente e muitas delas só com o mouse

    Resposta
  • Não sou programador, bem longe disso…. mas com você aprendi power query e evoluí muito profissionalmente, obrigado Mestre Jovi!

    Resposta
  • Parabéns por essa abordagem tão lúcida e clara sobre o Power Query! Recurso incrível presente no Power BI e no Excel, o que possibilita utilizar o conhecimento em ambas as ferramentas, para criação de relatórios cada vez mais inteligentes que contribuem diretamente no ganho de produtividade.

    Resposta
  • Power Query é vida!

    Minha produtividade no dia a dia foi multiplicada varias vezes depois de aprender a trabalhar com o Power Query.

    E afirmo com todas as letras, Joviano é o cara pra te ensinar! Cola nele.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos do Jovi!

Digite seu interesse abaixo:

Quer Aprender sobre Power Query?

Conheça nossa formação e tudo que você pode aprender com ela.

Mais conteúdos gratuitos para você!

OPA, vejo que você é novo por aqui!

Temos um presente de boas vindas para os amantes de Blog!

E ai FERA?!

Não vou atrapalhar tua leitura deste super artigo.

Só quero te dizer que por ser um visitante novo aqui no site, nosso sistema está programado para te enviar um cupom de desconto para a FORMAÇÃO POWER QUERY 2.0, que é um pacotão de cursos do JOVI, com mais de 300 horas de conteúdo.

Informe seus dados a seguir, que te enviaremos as instruções para resgate desse cupom exclusivo.

Exemplo 👉 +5511988776655 👈 [não informar pontos, traços e parênteses]

explicação telefone

Números do Brasil devem iniciar com +55
Preencha conforme o exemplo, pois o presente será enviado por WhatsApp para esse número. 

Após enviar, pode fechar essa janela, que seu presente já está em processamento.