Joviano

Bem vindo ao

Blog do Jovi!

O blog do Jovi tem como objetivo ajudar voc√™ com suas d√ļvidas, al√©m de expandir seu conhecimento atrav√©s da informa√ß√£o.

Guia de SQL para Iniciantes [Leigos]

SQL é o a linguagem usada para interagir com diferentes bancos de dados, e nada melhor que um guia de SQL para iniciantes, pois como você, um dia eu nem sabia o poder dessas três letrinhas.

Hoje voc√™ vai aprender “que raios” √© esse SQL, onde √© usado, como √© consumido, e claro, far√° teus primeiros comandos.

O que √© SQL? √Č Coisa de Programador? N√£o!

Pense em SQL (Structured Query Language) não como um bicho de sete cabeças da programação, mas como uma ferramenta essencial para qualquer analista de negócios moderno.

Ele ser√° (√©) a sua chave para conversar com bancos de dados, fazendo perguntas e recebendo respostas valiosas para a tomada de decis√Ķes inteligentes.

Com ele voc√™ vai ter o poder de gerar relat√≥rios personalizados, sem depender de exportar aquele PDF/TXT/PLANILHA de seu sistema, e depois “ficar limpando”.

Voc√™ pode facilmente extrair, analisar e manipular dados, crucial para √°reas como contabilidade, RH, vendas e mais. Responder perguntas do tipo “Qual foi o produto mais vendido no √ļltimo m√™s?” se torna um passeio no parque.

O legal do SQL é que ele não é exclusivo para programadores.
Se você já mexe com Excel, está no caminho certo para consumir dados e montar seus relatórios com SQL.

Teu patr√£o vai te agradecer, pois voc√™ vai “desafogar” o departamento de TI, pedindo essas coisas pra eles, e claro, voc√™ ser√° mais feliz, em n√£o ficar dependente “da resposta do chamado” que nunca √© respondido.

SQL é A Linguagem Universal dos Bandos de Dados

Tudo que é registrado em um sistema vai para um banco de dados, que está em uma máquina super potente, que chamamos de servidor, e, que pode estar presente ai na sua empresa, ou até mesmo na nuvem.

Para você poder consultar esses dados, você precisa saber como acessá-los, e como trazê-los à sua máquina.
E é aqui que entra o SQL.

Existem v√°rios bancos de dados no mercado (MySQL, SQL Server, Oracle…), e a forma de conversar com eles √© sempre a mesma, ou seja, com comandos SQL.

Então, digamos que o SQL é como o INGLÊS, ou seja, a linguagem universal dos bancos de dados.

Vagas de Trabalho para Analistas Sênior: SQL é um Must!

Quer um atalho para o sucesso na sua carreira? Aposte no SQL!

Nas disputadas vagas para analistas s√™nior, saber SQL √© quase como ter um passe VIP. Isso coloca voc√™ em destaque, mostrando que voc√™ n√£o s√≥ entende de n√ļmeros, mas sabe extrair insights valiosos deles.

Com SQL no seu curr√≠culo, voc√™ se posiciona como um profissional decisivo, capaz de tomar decis√Ķes √°geis e baseadas em fatos. Voc√™ deixa de ser apenas mais um na equipe para se tornar o especialista em dados, aquele que todos querem por perto.

E a parte mais crucial, na minha opini√£o (JOVIANO), √© que voc√™ aprende a arte de FAZER PERGUNTAS. Pode parecer um pouco maluco, mas √© a pura verdade! Voc√™ passa a adotar uma perspectiva contextual em tudo o que faz, e todos os seus projetos s√£o transformados pela sua rec√©m-adquirida VIS√ÉO L√ďGICA.

Eu recebi recentemente de um amigo, essa descrição de vaga para Analista de Negócio (nesse caso contábil):

vaga de emprego pedindo sql

√Č o JOVIANO quem est√° falando? ou o mercado que est√° sedento por profissionais acima da m√©dia?
Tire voc√™ as conclus√Ķes!

Ah, importante mencionar que na data desse print screen, essa vaga estava pagando entre 5 e 7 salários mínimos vigentes.

Mão na Massa: Conheça os Principais Comandos SQL

O SQL é usado para inserir, atualizar, selecionar e excluir dados em um banco de dados.
E vamos te mostrar alguns exemplos a seguir:

Quando voc√™ gera um relat√≥rio em seu sistema de gest√£o (ERP), por tr√°s dos panos ele est√° invocando um comando SQL, e falando para o Banco de Dados, que quer ver os dados ‚Äúdo cliente x‚ÄĚ + ‚Äúdas datas y at√© z‚ÄĚ.

Para que essa conversa entre o ERP e o SQL exista, precisa-se de um padrão de comunicação, e o mais legal, que todo banco de dados usa essa linguagem.

SQL é essa linguagem de consulta que permite acessar e manipular dados em um banco de dados. Ele se divide em quatro principais comandos: SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

SELECT

√© usado para selecionar dados de uma tabela espec√≠fica. Por exemplo, a seguinte consulta seleciona todos os dados (linhas e colunas) da tabela cujo nome √© ‚ÄúTabelaClientes‚ÄĚ.

    SELECT 
        * 
    FROM TabelaClientes

INSERT

√Č usado para inserir novos dados em uma tabela. 

Por exemplo, Nesta ‚ÄúTabelaClientes‚ÄĚ suponhamos que existam 3 campos: ‚Äúnome‚ÄĚ, ‚Äúidade‚ÄĚ e ‚Äúendere√ßo‚ÄĚ.
E queremos incluir neste banco ‚ÄúJoviano‚ÄĚ que tem ‚Äú20‚ÄĚ anos e mora na ‚ÄúRua XYZ‚ÄĚ.


    INSERT 
    INTO TabelaClientes (nome, idade, endereco) 
    VALUES ('Joviano', 20, 'Rua XYZ')

UPDATE

√Č usado para atualizar dados existentes em uma tabela. 

Como um bom exemplo, podemos querer alterar o endere√ßo do ‚ÄúJoviano‚ÄĚ da tabela acima, dizendo que agora ele mora na ‚ÄúRua ABC‚ÄĚ.

    UPDATE TabelaClientes
    SET endereco = 'Rua ABC'
    WHERE nome = 'Joviano'

Imagine s√≥, o tamanho do problema se n√≥s esquecemos de colocar esse ‚ÄúWHERE‚ÄĚ. Todos as linhas do banco seriam alteradas. Entendeu?

Veja esse vídeo que chamei atenção para a gravidade desse tema.
E nesse video a seguir eu mostro um lugar onde voc√™ usar essa op√ß√£o de forma pensada, e o ‚ÄúUPDATE SEM WHERE‚ÄĚ √© bem vindo.

DELETE

√Č usado para excluir dados de uma tabela. 
E como exemplo, vamos continuar com ‚Äúo coitado‚ÄĚ do Joviano:

    DELETE FROM TabelaClientes 
    WHERE nome = 'Joviano'

E ainda tem mais dois, que são aplicados à tabela toda, que são o DROP e o TRUNCATE.

Quando executamos DROP TABLE TabelaClientes estamos excluindo a tabela de nosso banco de dados, e quando usamos o TRUNCATE TABLE TabelaClientes estamos apenas limpando todas as informa√ß√Ķes da tabela, mas ela continua existindo, por√©m vazia.

Praticando SQL sem instalar nadinha

Preparei para vocês duas aulas sobre esse tema, com uma pegada diferente entre elas.

CLIQUE AQUI e acesse essa aula que eu fiz uma aula 100% baseada nesse artigo que você está lendo, só que com mais detalhes, que um vídeo de 30 minutos permite trazer.

guia de sql para leigos

CLIQUE AQUI e veja uma opção complementar onde você pode subir arquivos de teste, para praticar SQL com seus próprios dados, e mais uma vez, sem instalar nada.

como praticar sql sem instalar nada

Importando Dados direto dentro do Excel [ou Power BI]

E na vida real, ai no seu Excel é bem fácil você se conectar, e buscar os dados direto do banco de dados.

Vou te mostrar como se faz, com um banco de dados teste que tenho aqui na minha m√°quina.

Para se conectar a um banco de dados usando o Power Query, você precisa ter acesso aos detalhes de conexão, como o nome do servidor, o nome do banco de dados e as credenciais de login.

No Power Query do Excel você pode invocar o banco de dados neste menu:

Excel - menu dados, obter dados, iniciar power query

Ou no Power BI temos para o SQL Server (por exemplo), um bot√£o f√°cil de visualizar:

Power Query - Menu P√°gina Inicial

Em ambos casos, abrir√° uma tela te pedindo os dados do servidor, que neste caso usarei uma base aqui denominada ‚Äúlocalhost‚ÄĚ e o banco que vou usar o ‚ÄúTESTE99‚ÄĚ

Power Query - Selecionar banco de dados SQL a conectar

Agora basta selecionar o nome da(s) tabela(s) que desejamos importar para o Power Query, visualizar uma prévia que aparece no lado direito, e clicar em TRANSFORMAR DADOS:

Power Query - Mostrando tabelas a importar

Prontinho! O Editor Power Query está conectado em seu banco de dados e pronto para fazer consulta direto nele através do toque do mouse.

Power Query - Tabela importada do SQL

Quest√Ķes de Permiss√£o e Seguran√ßa

Quando se trata de acessar e manipular dados de um banco de dados, √© importante levar em conta quest√Ķes de permiss√£o e seguran√ßa. Isso inclui garantir que somente usu√°rios autorizados tenham acesso aos dados e que as informa√ß√Ķes sens√≠veis estejam protegidas contra acesso n√£o autorizado.

J√° pensou se qualquer um que tiver acesso ao Banco de Dados tiver acesso √† tabela de ‚ÄúSalarios‚ÄĚ? Mas √© um problema que n√£o envolve s√≥ o Time do BI e Power Query, e sim um cuidado que os gestores de permiss√Ķes t√™m com qualquer novo colaborador do TIME DE T.I.

Quando se conecta a um banco de dados usando o Power Query, é necessário fornecer credenciais de login válidas. Essas credenciais são usadas para garantir que somente usuários autorizados tenham acesso aos dados. Além disso, é importante manter essas credenciais seguras e evitar compartilhá-las com pessoas não autorizadas.

O Power Query mantém isso criptografado, ou seja, uma vez que você informa a senha, ela fica no fonte do programa, diferentemente do Python, que você tem que ter ela (a senha) EXPLICITA em algum lugar do comando.

Então quando você estiver em seus estudos em sua máquina, vai estar tudo liberado, mas quando estiver em ambiente corporativo, provavelmente cada tabela que precisar de acesso, alguém terá que liberar para você.

Mas em empresas grandes, com a cultura onde SQL √© um pr√©-requisito das fun√ß√Ķes administrativas, existem politicas que enquadram usu√°rios em GRUPOS e as permiss√Ķes s√£o dadas ao GRUPO, e essas libera√ß√Ķes s√£o feitas para todos (que fazem parte do grupo) de uma √ļnica vez.

Onde eu posso aprender isso?

Aqui mesmo!
Conheça a FORMAÇÃO POWER QUERY 2.0, que está revolucionando a vida dos analistas de negócio (não só de dados) nesse Brasilzão.

Esse pacote tem centenas de horas de aulas, divididos e bem categorizados, em trilhas de aprendizado.
E logo no inicio da trilha principal temos um curso complet√£o de SQL.

Conclus√£o

Chegamos ao fim da nossa exploração sobre SQL, mas para você, FERA, é apenas o início.

Dominar SQL √© mais do que t√©cnica; √© uma habilidade essencial para tomar decis√Ķes inteligentes e entender o mundo digital que nos rodeia.
Assim como a matem√°tica nos ajuda a entender o universo e o portugu√™s a expressar ideias, o SQL nos capacita a interpretar e aproveitar o mar de informa√ß√Ķes dispon√≠veis.

Aprender SQL é investir no seu crescimento e adaptabilidade na era digital.
Quem domina os dados, domina o cen√°rio atual.
Agora é sua vez, vamos lá, a jornada só está começando!

Forte abraço,

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conte√ļdos do Jovi!

Digite seu interesse abaixo:

Quer Aprender sobre Power Query?

Conheça nossa formação e tudo que você pode aprender com ela.

Mais conte√ļdos gratuitos para voc√™!

OPA, vejo que você é novo por aqui!

Temos um presente de boas vindas para os amantes de Blog!

E ai FERA?!

N√£o vou atrapalhar tua leitura deste super artigo.

S√≥ quero te dizer que por ser um visitante novo aqui no site, nosso sistema est√° programado para te enviar um cupom de desconto para a FORMA√á√ÉO POWER QUERY 2.0, que √© um pacot√£o de cursos do JOVI, com mais de 300 horas de conte√ļdo.

Informe seus dados a seguir, que te enviaremos as instru√ß√Ķes para resgate desse cupom exclusivo.

Exemplo ūüĎȬ†+5511988776655 ūüĎą [n√£o informar pontos, tra√ßos e par√™nteses]

explicação telefone

N√ļmeros do Brasil devem iniciar com +55
Preencha conforme o exemplo, pois o presente¬†ser√° enviado por WhatsApp para esse n√ļmero.¬†

Após enviar, pode fechar essa janela, que seu presente já está em processamento.

A ementa possui centenas de aulas, e resumimos em um painel de PowerBI o qual enviaremos a você.

Preencha seu nome e email que em instantes receber√° a ementa completa deste pacote de cursos.

Formato Aceito: [+ c√≥digo do pais] [c√≥digo de √°rea] [n√ļmero]