Joviano

Bem vindo ao

Blog do Jovi!

O blog do Jovi tem como objetivo ajudar você com suas dúvidas, além de expandir seu conhecimento através da informação.

O Contador e a Tecnologia

A ligação entre o Contador e a Tecnologia é algo tão claro quanto o sol do meio dia.

Quando me formei, em meados dos anos 2000, o mundo já estava veloz no quesito tecnologia, o GOOGLE já tinha desbancado o CADÊ, os SPED’s já estavam dando suas caras, e como cereja do bolo, a lei 11638/2007 tinha acabado de ser promulgada.

Lembro-me, no início da carreira de Auditor, que um determinado superior (vamos chama-lo de Sr. Z), ao me ver fazer tudo no Microsoft Excel me disse: “Você tem que usar menos a máquina! Usar mais o papel de trabalho!” falou isso empunhado de uma HP17C (isso mesmo, 17, pra mim melhor que a 12), somando uma ‘tripa’ de números, que depois a soma não batia, tendo de somar de novo.

O que eu fiz? Chorei? Abandonei o Excel?

Não!

Por amor a carreira, na frente dele eu franzia a testa e ficava com calo nos dedos de tanto digitar em minha HP17, MAS, quando eu tinha liberdade, usava das artimanhas do Excel para agilizar os trabalhos.

Em pouco tempo, eu estava postulando o posto de “O menino que entende os ‘paranauê’ do Excel”, e os trabalhos que começavam a ter grande volume de dados e cálculos, começaram a pipocar na minha tela.

Ascensão

Anos se passaram e meus comandos (ainda não VBA) estavam fazendo sucesso, e economizando horas de trabalho, me possibilitando absorver mais ‘jobs’, e cada vez mais interessantes.

Lembro-me do dia, em que estava quase virando Auditor Sênior, e fui designado para fazer um trabalho denominado ‘conversão de moedas estrangeiras no balanço’ de um cliente. A pessoa que fazia esse cálculo recém tinha pedido para sair da empresa, o Sr. Z pediu para eu vasculhar os documentos, fazer o trabalho, e se houvesse dúvidas, falar com ele.

Pois bem, fiz o trabalho todo automatizado no Excel, e encontrando falhas na forma de fazer anterior.

Fiz isso por alguns meses, e determinado dia o Sr. Z acompanhou o processo mensal da tal conversão, e viu que as 40 horas que o antecessor usava, eu precisava de menos de 8, sobrando tempo para 2 ou mais cafezinhos.

O meu Ex. companheiro de trabalho estava errado? Não sei!

Sr. Z estava errado em me advertir no início de minha carreira? Não sei! Talvez gostava de mim, mas queria que além da tecnologia, eu tivesse o espírito de ‘fuçador’.

Hoje em dia

Hoje em dia, já não trabalho mais como Auditor na empresa do Sr. Z, mas sou imensamente grato a ele pelos conhecimentos e oportunidades compartilhados.

Adoto Excel, hoje com uma pitada de VBA, bastante SQL, PowerQuery, PowerPivot e PowerBi no meu dia a dia.

Arquivos SPED são “dessecados” em minutos, composição de contas, em segundos, sobrando aquele tempinho para o velho gole de café.

Tarefas repetitivas mensais e anuais, hoje são feitas com alguns cliques e padronizadas, pois uma vez feito o algoritmo, ele irá sempre aplicar a mesma regra aos registros (dados) do período que se for analisar.

Hoje ensino à equipe que está sob minha liderança, que temos que conferir bem, e desconfiar de tudo (ensinamentos do Sr. Z). Instigo a procurarem tecnologia, e quando vejo eles me pedindo ajuda num comando qualquer, fico extremamente feliz, pois sei que estão tomando um rumo diferenciado.

Numa geração aonde as pessoas não escrevem mais à mão, que AMAZON e GOOGLE BOOKS contém nossa estante de livros, e que todas as coisas estão conectadas e gerando informação, é inadmissível para o contador ficar de fora disso.

Conclusão

Portanto se você ainda faz conferências no papel + lumicolor, recomendo a você que a começar a apertar o passo, se não vai ficar pra traz.

Tire da cabeça aquela ideia de que ‘se eu fizer mais rápido, posso ficar sem serviço’, pois te digo uma coisa, ‘você vai ficar sem serviço, se rápido não conseguires fazer’. A diferença parece sutil, mas é determinante para sua carreira.

Para complementar, recomendo conhecimento de linguagens de programação para você saber o que e como podes ter a tecnologia a seu lado, além é claro, de fazer amizade com pessoal do departamento de TI.

Contador Lineu (Grande Família) até terá trabalho, mas nós, geração de contadores tecnologicamente ágeis, conseguiremos nos destacar entregando valor em nossos ‘jobs’.

Ah, antes de finalizar, quero te ajudar a transformar a sua forma a sua carreira, assim como eu transformei a minha, automatizando minhas planilhas e hoje posso dizer que meu fechamento contábil é 4.0

É gratificante ver que as minhas conciliações, composições, custos, rateios, e demais conferencias estão todas automatizadas, com uso do Power Query.

Conheça a FORMAÇÃO POWER QUERY 2.0, e conheça todas técnicas que uso no meu dia a dia, reunidas em um pacote único contendo vários cursos.

Vou deixar aqui uma aula gratuita aonde extraio uma tabela os dados dos PDF´s dos DARFS da Receita Federal.

Por hoje é isso pessoal,
Forte abraço e bora tomar aquele café ☕

Forte Abraço

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos do Jovi!

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse:https://klickpages.com.br/politica-de-privacidade/


Digite seu interesse abaixo:

Quer Aprender sobre Power Query?

Conheça nossa formação e tudo que você pode aprender com ela.

Mais conteúdos gratuitos para você!

Power Query

Importar PDF no Power Query

Aprenda como importar PDF no Power Query com exemplos práticos e transforme seus dados de uma forma rápida e eficiente.

Leia mais
Power Query

Como fazer webscraping com Power Query

No post de hoje quero falar sobre a arte do WEBSCRAPING com Power Query, sem aquele medo de sites que tenham várias subpáginas. Eu preparei uma aula aonde faço isso

Leia mais