Joviano

Bem vindo ao

Blog do Jovi!

O blog do Jovi tem como objetivo ajudar você com suas dúvidas, além de expandir seu conhecimento através da informação.

Loop WHILE no VBA e no Python: se liga na similaridade

E aí, pessoal! Hoje vamos falar sobre algo que parece um bicho de sete cabeças, mas na verdade é mais manso que um gatinho: o Loop While. Sim, aquele mesmo, que usamos tanto no VBA quanto no Python. E se você está pensando “Ah, mas eu só sei VBA, Python é muito complicado”, relaxa! Vou te mostrar que é só um pulinho de uma linguagem para a outra.

O que é esse tal de Loop?

Vamos começar do começo. O que é um loop? Bom, imagine que você está aprendendo a tabuada do 2. Você começa com 2 vezes 1, depois 2 vezes 2, 2 vezes 3, e assim por diante, até chegar em 2 vezes 10. Quando você termina a última multiplicação, aí sim você pode dizer “Acabei!” e ir jogar bola ou fazer qualquer outra coisa que você gosta.

Então, basicamente, um loop é isso: uma repetição de uma tarefa até que uma condição seja satisfeita. No nosso exemplo, a condição era multiplicar o número 2 por todos os números de 1 a 10. No mundo da programação, essa condição pode ser qualquer coisa: enquanto uma variável for maior que zero, enquanto uma lista tiver elementos, enquanto o usuário não apertar o botão “sair”, e por aí vai.

Loop While no VBA

Agora que já entendemos o que é um loop, vamos ver como ele funciona no VBA. Vamos começar com um exemplo simples. Digamos que temos uma variável a que começa com o valor 1. Queremos fazer um loop que repita 10 vezes, e a cada repetição, a é incrementada em 1. No VBA, isso ficaria assim:

Sub Taboada()
    
    Dim a As Integer
    a = 1
    
    While a <= 10
    
        ' Imprime a tabuada do 2
        Debug.Print "2 x " & a & " = " & 2 * a
        a = a + 1
        
    Wend
    
End Sub

Aqui, usamos o Debug.Print para imprimir a tabuada do 2.

Ele é uma ferramenta muito útil durante o desenvolvimento, pois nos permite ver o que está acontecendo no código.

Para ver o resultado do Debug.Print, você precisa habilitar a janela de Verificação Imediata (Immediate Window). Mas lembre-se, o Debug.Print é usado apenas durante o desenvolvimento.

Em um programa final, você provavelmente usará outras formas de mostrar os resultados ao usuário.

Loop While no Python

Agora, vamos ver como fazer a mesma coisa no Python. Se você já entendeu o exemplo em VBA, vai ver que no Python é praticamente a mesma coisa:

a = 1

while a <= 10:

    # Imprime a tabuada do 2
    print("2 x", a, "=", 2 * a)

    a = a + 1

Viu só? A lógica é exatamente a mesma! A única diferença é a sintaxe: no Python, usamos while em vez de While, e : em vez de Wend. Além disso, no Python a indentação (os espaços no início da linha) é importante, pois é ela que define o que está dentro do loop.

No Python, usamos a função print para imprimir a tabuada do 2. Assim como o Debug.Print no VBA, o print no Python nos permite ver o que está acontecendo no código durante o desenvolvimento. No entanto, em um programa Python final, o print normalmente não é usado, e você usará outras formas de mostrar os resultados ao usuário.

E aí, notou mais essa similaridade entre VBA e Python? Ambas as linguagens têm uma maneira de “imprimir” valores para que possamos ver o que está acontecendo durante o desenvolvimento. Mais um motivo para você ver que de VBA para Python é só um pulinho!

Assista ao Vídeo Completo

Se você gostou deste post e quer aprender ainda mais, eu tenho uma ótima notícia! Temos um vídeo completo onde eu explico tudo isso em detalhes, com muitos outros exemplos e dicas. Tenho certeza de que você vai gostar.

Clique aqui para assistir a aula que postei no Youtube sobre esse assunto.

E tem mais, neste post aqui eu trago a explicação de como usar LOOPS em um caso da vida real, entrando no mundo do Power Query, mas, na aula você verá que a lógica é exatamente a mesma.

Conclusão

E aí, viu como é fácil? De VBA para Python é só um pulinho! A lógica do loop é a mesma, só muda um pouco a sintaxe. Então, da próxima vez que você pensar “Ah, Python é muito complicado”, lembre-se deste post e dê um pulinho!

Espero que tenha gostado deste post.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

Até a próxima!
Abraço do

Logo do Joviano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos do Jovi!

Digite seu interesse abaixo:

Quer Aprender sobre Power Query?

Conheça nossa formação e tudo que você pode aprender com ela.

Mais conteúdos gratuitos para você!

OPA, vejo que você é novo por aqui!

Temos um presente de boas vindas para os amantes de Blog!

E ai FERA?!

Não vou atrapalhar tua leitura deste super artigo.

Só quero te dizer que por ser um visitante novo aqui no site, nosso sistema está programado para te enviar um cupom de desconto para a FORMAÇÃO POWER QUERY 2.0, que é um pacotão de cursos do JOVI, com mais de 300 horas de conteúdo.

Informe seus dados a seguir, que te enviaremos as instruções para resgate desse cupom exclusivo.

Exemplo 👉 +5511988776655 👈 [não informar pontos, traços e parênteses]

explicação telefone

Números do Brasil devem iniciar com +55
Preencha conforme o exemplo, pois o presente será enviado por WhatsApp para esse número. 

Após enviar, pode fechar essa janela, que seu presente já está em processamento.

A ementa possui centenas de aulas, e resumimos em um painel de PowerBI o qual enviaremos a você.

Preencha seu nome e email que em instantes receberá a ementa completa deste pacote de cursos.

Formato Aceito: [+ código do pais] [código de área] [número]